segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fantasma da Ópera

"A collector's piece indeed, exactly as she said... Will you still play when all the rest of us are dead?" - Viscount Raoul de Chagny
O que dizer sobre este grande clássico? Nas palavras do próprio Raoul, uma peça de colecionador. Tanto a obra-prima de Andrew Lloyd Webber, quanto o livro de Gaston Leroux, configuram trabalhos esplêndidos. O Fantasma foi minha primeira celebrity crush, por assim dizer.
Musicalmente, é extraordinário. Esta sim é uma reação com alto grau de pureza. Toda música tem a mesma escala; representando o "riff" tema da peça. O tom das músicas combina com cada personagem e com o momento. Masquerade/Why So Silent e Music of the Night são as minhas favoritas, fora o grande tema - Phantom of the Opera. O leque de emoções proporcionadas por apenas essas três músicas é imenso. Me sinto transportada para a Paris do século XIX e não posso deixar de cantar - sim, durante o musical todo.                                                                                                                                        
Agora tudo depende de quem canta. No aniversário de 25 anos da peça, no Royal Albert Hall, o Fantasma (Ramin Karimloo) tem a voz um pouco forte demais para mim. A versão dele de Music Of The Night é linda, mas a voz escapa; essa música tem que ser quase sussurrada (exceto as notas altas, é claro). Como se ocultasse qualquer outro som, como se dominasse o ambiente sem que o interlocutor perceba. Exatamente o que o Fantasma faz com Christine Daaé. Uma versão que tem este efeito pra mim é a de Gerard Butler, do filme. A voz dele, apesar de não ser a de um grande cantor da Broadway, alcança esse patamar na minha humilde opinião.

Aqui vai  uma  curiosidade  que quase ninguém que eu conheço sabe; de  uma  fangirl  assídua  do  livro e da  peça: o  verdadeiro  nome  do  Fantasma  é  Erik. 


"I have brought you to the seat of sweet music's throne, to the kingdom where all must pay homage to music..." - Erik

Music Junkie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sing.